1 de abril de 2014

Meus 10 CDs clássicos por Flávia Morniëtári (HellArise)

Este mês convidamos Flávia Morniëtári, vocalista da banda HellArise, para nos falar sobre os 10 CDs que a marcaram e que ela considera como clássicos.



Bom, se eu fosse citar os CDs que acho clássicos, indispensáveis para quem quer conhecer o melhor do Rock/Metal, acho que eu iria cair no senso comum e repetir o que a grande maioria concorda: um do Deep Purple (que é uma das minha bandas favoritas, com toda certeza!), outro do Sabbath, AC/DC, Maiden, Metallica, etc.  Eles são importantes? Sem dúvida! Mas seria uma lista óbvia, mas do mesmo, que você encontraria em qualquer outro blog ou site. Resolvi fazer então uma lista com os CDs que foram a minha trilha, meu caminho pra chegar ao metal mais extremo e influências até hoje na minha vida!

Diria que é uma lista BEM aleatória, mas bem sincera sobre CDs que mudaram minha visão musical.

Roxette – Crash! Boom! Bang! (1994) 


Bem, vale esclarecer que eu não comecei virada na trueza no Metal, vim através do europop, nos anos 90. Roxette é uma banda que conheci ainda criança e posso afirmar que se eu canto é por causa desse duo sueco. Esse CD me influenciou bastante por ser um CD de pop que tinha mais guitarras que qualquer outro e pelo fator visual, todos os videoclips super bem produzidos! Por causa deles, comecei a assistir a MTV, que na época tocava coisas bem mais pesadas, como SoundGarden, Metallica, Iron Maiden, Sepultura, etc, que são bandas que conheci assistindo lá e estão no meu player até hoje!
Queen – Made In Heaven (1995) 

Sobre o Queen posso, com toda a certeza do mundo, dizer que foi a primeira banda de Rock que ouvi na minha vida. Minha mãe tinha vários LPs e até foi ao show deles aqui em SP, no estádio do Morumbi, em 81. Mas por que esse CD então, diante de tantos clássicos? Porque foi o primeiro CD de Rock que comprei com meu dinheiro e escutei no meu primeiro Discman! Hahahaha! Lembro que tinha acabado de lançar e, a princípio, ia comprar como presente para minha mãe, mas depois que ouvi, fiquei com ele pra mim!
The Gathering – Mandylion (1995) 

Aqui foi exatamente o meu salto para o Metal e o início da paixão por estilos mais pesados e alternativos. Tenho quase certeza que descobri a banda muito sem querer, procurando coisas sobre o jogo (Magic: The Gathering), na época da conexão discada! A música “Leaves” foi uma das minhas primeiras Mp3, naquela época que você levava 3 horas pra baixar um arquivo de 48kbps, numa qualidade horrenda! Hahahaha!
After Forever – Prison Of Desire (2000)

Agora é a hora do espanto: esta banda e este CD são os responsáveis por eu começar a cantar gutural! Foi aqui que eu comecei a brincadeira de “grunhir” e ser do contra, nessa época já existia o Nightwish e o Within Temptation também, e todas as meninas queriam cantar que nem a Tarja, a Sharon e a Floor. Só eu queria cantar que nem o Mark!
Arch Enemy – Wages Of Sin (2001)

E aqui é a hora do “eu já sabia” pra quem vai ler! Hahahaha! Esse foi o primeiro CD do Arch que ouvi e amei logo de cara. Mas, ao contrário do que todos pensam, foi mais por causa da música do que pela voz! Explico: ganhei um CD promo, na Expomusic, “peladinho”, onde não tinha foto da banda, nem maiores explicações. Só tinha o logo, nome da banda e nome do CD, ou seja, só fui descobrir que era uma mulher cantando bem depois! Hahahaha! Mas esse CD foi minha porta de entrada para bandas como In Flames, Dark Tranquility e até o próprio Carcass. Sim, comecei do avesso!
Slayer – God Hates Us All (2001)

É o meu CD favorito do Slayer e ponto. Já falei que não sou virada na trueza, de ter que achar os primeiros plays lindos e maravilhosos. Gosto de coisas bem gravadas e produzidas, e esse CD é fantástico em todos os aspectos! Tenho um problema sério com gritinhos agudos e já cansei de falar nas redes sociais da vida que eu pulava as faixas quando começava a “histeria”, Hahahaha! Talvez por isso tenha partido pro lado mais extremo do Metal, enquanto a moda era Metal Melódico.
Nightwish – Century Child (2002)

Sou fanzoca de Nightwish. Aliás, conheci muitos amigos, que estão do meu lado até hoje, por causa dessa banda, nesta turnê. Apesar de eu ter conhecido a banda via Oceanborn e adorar o Wishmaster, esse é, sem dúvida alguma, o meu CD preferido deles.
Moonspell – The Antidote (2003)

Esta é uma banda que eu conhecia alguns sons, achava legalzinha e resolvi ir ao show, de curiosa. Me apaixonei! Comprei o CD no mesmo dia e hoje eles são influência direta para mim, na hora de compor e escrever. Pra quem não sabe, este CD é conceitual, ele foi feito como “trilha sonora” para o livro “O Antídoto”, do escritor português José Luiz Peixoto, primo do Fernando Ribeiro (o vocalista da banda). Juntou música e literatura, aí fica difícil de não me ganhar!
Therion – Lemuria (2004) / Sirius B (2004)


Outra banda que eu já conhecia algumas músicas, mas me pegou de jeito com o show e esses dois álbuns! Pra selar o amor, eles lançaram em DVD e CD essa tour, o Box do Celebrators Of Becoming. Quando eu crescer, quero lançar um material assim! Hahahaha.
Rotting Christ – AEALO (2010)

Na minha opinião, um dos melhores discos de bandas “antigas” lançados recentemente. Já gostava da banda antes, já tinha ido a um show deles aqui em SP (onde tinha mais gente de banda de abertura que público!), mas esse CD é o meu favorito deles. E, como foi na época que a gente estava começando a seguir o conceito que tínhamos criado e acrescentar peso nas músicas da HellArise eu considero uma grande influência.

Claro que tem muito mais coisa aí no meio que gostaria de acrescentar, principalmente bandas nacionais que, mesmo eu fazendo o caminho inverso novamente, me apresentaram ao Metal nacional: Venin Noir, Avec Tristesse, Imago Mortis, Monster, HeavenFalls, Silent Cry, Drowned, Dark Avenger e mais uma paulada de bandas dessa época, que me fizeram freqüentar quase todos os BMUs e começar a escutar bandas nacionais mais “clássicas”!

Agradecemos a Flávia pela gentileza de atender ao nosso pedido.


Henrique Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem e abusem ...